segunda-feira, 3 de outubro de 2011

" Delta do Níger - A Agonia do Gigante Africano"


 O blog filhos da terra, é um blog direcionado a tudo o que se refere a natureza, e ao bem estar animal. Estava lendo nesta semana, na revista Marie Claire, uma notícia que me horrorizou.  Não sei se é ou não do conhecimento de todos, mas a revista publicou em três paginas, o que esta acontecendo no Delta do Niger, rio Nigeriano que há uns bons anos atrás, era onde o povo  cultivava suas plantações e vivia de suas águas.
Hoje, segundo uma pesquisa feita pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, já houve 7 mil vasamentos de óleo que somam 13 milhões de barris derramados. O solo como citei acima, era fértil, agora não mais. Uma possivel despoluição só daria algun resultado daqui á três décadas. O povo nigeriano tem de importar seus alimentos pois suas terras, não produzem mais nada.
E os únicos que estão gozando de boa vida por lá, são os exploradores de petróleo, que tomam boa champagne e vivem em mansões de luxo enquanto o resto da população, vive na miséria, e as crianças tem suas salas de aula sujas de foligem.
O que me escandaliza é que quem fez a pesquisa, é um dos maiores explradores de petróleo do país, que são americanos. Ai fica minha pergunta. O que será do planeta?

Foto do rio poluido de óleo.