segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os Leões Estão Desaparecendo...

Calcula-se que resta menos de 1/10 dos exemplares
em liberdade que havia na década de 80.

Mesmo os denominados cinco grandes animais africanos: leões, rinocerontes, elefantes, búfalos e leopardos, estão ameaçados em diversos graus e o ritmo de extinção do felino de cabelos longos, o mamífero mais emblemático do continente, está se tornando especialmente acelerado e dramático.
Os leões estão se extinguindo da África, onde calcula-se que resta menos de 1/10 das espécies em liberdade que havia na década de 80. A diminuição da espécie é tão evidente que há indícios de que no oeste e no centro do continente está a ponto de desaparecer por completo, segundo um informe da ONG britânica “Lionaid”, dedicada ao estudo e conservação deste felino.

De acordo com este estudo da “Lionaid”, em toda África há cerca de 15 mil leões em liberdade, vivendo majoritariamente no sul e no leste do continente, uma mínima parte em comparação com os 200 mil animais que havia há 30 anos. Além disso, indica que em 25 países docontinente esta espécie desapareceu e em outros dez está quase extinta.

A situação é especialmente grave nos países do centro e do ocidente, onde calcula-se que pode haver apenas 645 exemplares. Se trata de um tipo de leão que é diferente do resto dos que habitam em outras zonas e cujo enorme descenso de população não têm recebido a atenção merecida, segundo a “Lionaid”.

“Na realidade, essas análises mostram que estes exemplares são mais parecidos aos leões que estão na Índia do que aqueles que habitam no resto da África”, disse desde esta associação conservacionista do Reino Unido.
Estes grandes felinos poderiam ser extintos dentro de cinco anos, especialmente nas zonas pequenas e isoladas, de acordo com o diretor desta ONG, o biólogo PieterKat, que afirma taxativamente que “645 leões podem morrer por um incêndio ou qualquer outra causa”

Fonte: Yahoo Notícias.