terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sobre a Raridade dos Leões de Juba Preta

O Leão Cecil, morto por um dentista norte americano que caçava no Zimbábue, ficou famoso não só pelo modo idiota e covarde com que foi caçado, mas também por pertencer a uma rara espécie de leão que está desaparecendo rapidamente do mundo, o leão de juba preta!

Já houve leões de juba preta? 
Onde eles viveram?



Sim, já houve leões com juba preta. O último exemplar, da raça Panthera leo leo, morreu no Marrocos, em 1920. Houve também uma outra subespécie, conhecida como leão do Cabo (Panthera leo melanochaita), que habitava a região do extremo sul do continente africano. Mas ela também foi exterminada, em 1865. Eles eram muito bonitos: a juba preta caía sobre o peito, ombro e patas dianteiras. Por isso, foram caçados impiedosamente até a extinção.
Hoje, só existem os leões comuns (Panthera leo), de juba da mesma cor que o corpo. Um pequeno grupo deles ainda habita a Índia e a África, onde vivem protegidos em parques nacionais por estarem ameaçados pela expansão da pecuária, que expulsa antílopes e zebras, suas presas favoritas. No passado esses felinos habitaram outras regiões, de onde também desapareceram. Há milhares de anos, chegaram a viver até na Europa. Mas o avanço das florestas sobre as estepes, o hábitat preferido desses animais, fez com que perdessem seu espaço vital até se extinguir. O mesmo ocorreu na Grécia Antiga, de onde os leões sumiram durante o segundo século antes da era cristã. 

Fonte: Faiçal Simon, do Zoológico de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário