terça-feira, 26 de março de 2013

Leão Marinho nas Ruas de Camboriú

Um leão marinho de aproximadamente 3 metros de comprimento atravessou a rua no balneário de Camboriú no litoral catarinense no dia 16/03, sábado. É claro que esse evento causou imenso alvoroço e a guarda municipal teve de intervir para manter a rua livre e os curiosos longe do animal que ficou agitado com a multidão. O corpo de bombeiros também foi acionado para ajudar. Como sempre houve quem tirou foto, quem se assustou e quem se afastou, mas mais uma vez vimos um habitante selvagem deste planeta que depois de nadar quilômetros queria descansar!... E, é claro que não pôde! 
Chamou a atenção o fato de o leão marinho
 ter atravessado na faixa de segurança...
E o respeito ao espaço dele?... Foi lembrado?
O medo da população muitas vezes acaba em tragédia, para o animal, é claro. Um evento parecido no litoral gaúcho a alguns anos atrás acabou com o leão marinho sendo esfaqueado pelas pessoas que insistiam em o cercar e que tomaram sua reação de defesa de mostrar os dentes para afastá-los como uma ameaça. Um valentão irrompe na multidão e mata um indefeso viajante exausto que precisava apenas parar um pouco em sua longa viagem... O que apareceu no litoral catarinense teve sorte melhor, pelo menos acabou morto! Ele foi avistado em outros pontos da praia depois disso, mas onde era visto causava um tremendo alvoroço. O que, com certeza, o desestimulou a sair da água. 
Isso me faz pensar inevitavelmente: onde ele foi finalmente descansar ser corpo exaurido? Nosso total distanciamento da natureza e dos seus outros filhos, que assim como nós tentam sobreviver da melhor maneira possível nesse mundo, é que causa todo esse temor e esse estranhamento. Que se fosse um pouco menor, poderia ser convertido numa ajuda para que viajantes como esse que apareceu em Santa Catarina recebessem cuidados para repousar e obter suporte para relaxar, e não para sair do nosso caminho... Sonho com esse dia, e espero que não demore a chegar!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário