sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tigres: Beleza, Poder e Mito à Beira da Extinção

Na Antiguidade, eram símbolo da ferocidade, e por ser um grande caçador era o representante na nobre casta dos guerreiros. Representava o hemisfério norte e o solstício de inverno, onde devorava as forças maléficas da vida! No budismo ele representa a força da fé e do esforço espiritual atravessando a selva da iniquidade, que é representada por uma floresta de bambus. Também era associado a luz da lua que voltava depois da escuridão da lua nova.. Algumas antigas representações o mostravam vomitando uma criança, simbolizando o triunfo da vida e o retorno da luz!
Mas agora ele é quem precisa de muita luz! Estão desaparecendo com velocidade espantosa das florestas do sul (Índia) ao extremo norte (Sibéria/Rússia) da Ásia. Os motivos são os mais torpes. Desde terem sua linda pele arrancada, até a aplicação supersticiosa na medicina chinesa. Mesmo com a proteção do governo russo aos seus tigres eles acabam sendo mortos por puro descuido, muitos são atropelados nas estradas de transporte de madeira... Madeira essa retirada das florestas onde eles vivem, justamente o que os faz se movimentar de um lugar para o outro. E acabam sendo mortos do mesmo jeito! Seja lá como for, são vitimados pela cobiça humana. Mesmo que protegidos da caça estão sendo mortos pelo desleixo de lenhadores, madereiras e também do governo...
Podem ser brancos ou amarelo dourado e são diferenciados pelo padrão de suas listras. O macho pode chegar a pesar mais de 300 Kg e arrastar um búfalo sozinho para o meio da floresta.
Na Índia as reservas onde os tigres vivem estão sendo invadidas por habitantes dos vilarejos atrás de água. A miséria extrema de um país com mais de um bilhão de habitantes, faz com que muitos dos moradores dos povoados em volta das reservas sirvam de guias para caçadores ilegais por alguns dólares!
Sua vida cada vez mais ameaçada parece sem importância para a maioria das pessoas, mas assim como o grande Chefe Seatle eu creio que essa menos valia que damos à vida selvagem vai acabar com nossa própria vida... Por isso a sobrevivência do tigre é a nossa própria sobrevivência enquanto seres capazes de cuidar do planeta em que vivemos! O Greenpeace da Holanda possui um programa especial de proteção aos tigres da Índia, informe-se acessando o site: Greenpeace e ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário