sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Austrália - Esperança e Solidariedade em Meio as Chamas


Este ano a Austrália enfrenta um dos piores verões de sua história! O clima seco e as temperaturas elevadas a níveis de recorde favorecem a proliferação de focos de incêndio por todo o país. E como se já não abastasse a aridez natural da ilha e o aquecimento global para piorar tudo, ano após ano há ação de criminosos que ateiam fogo às florestas deliberadamente! O fogo se alastra e atinge plantações. Ou seja, mais uma vez a humanidade mostra seus vestígios autodestrutivos, ao depredar não só o meio ambiente como suas próprias fontes de alimento!
Sam sendo socorrida assim que foi
encontrada num floresta em chamas.
Sam se recuperando das queimaduras.
Felizmente os australianos são conhecidos por seu zelo com sua fauna e flora e embora não haja um levantamento oficial da possível quantidade de animais mortos nesses incêndios as autoridades calculam que foram milhares! O símbolo da luta do povo australiano contra o fogo foi um coala fêmea que os bombeiros batizaram de Sam. Ela foi encontrada correndo numa floresta em chamas no estado de Vitória, o mais atingido, e aceitou de imediato a água oferecida pelo bombeiro que a encontrou. Infelizmente Sam morreu vitimada por uma segunda luta na qual saiu perdendo, ela possuía clamídia um doença que tem devastado a população de coalas no continente australiano.
Em 2009 o país dos cangurus e colas sofreu com calor tão insuportável quanto este e os coalas foram mais uma vez os protagonistas de belas cenas da interação homem e natureza. Eles saiam das florestas e clamavam por água para os motoristas e ciclistas que sempre paravam nas estradas para saciar sua sede. Esse episódio proporcionou lindas imagens como as que mostramos logo abaixo. Os coalas também invadiam algumas casas atrás de água, e muitos moradores ajudaram da melhor forma que puderam.
Felizmente nem tudo está perdido! 

Em 2009 coalas sedentos recorrem aos homens.
Este é socorrido por uma família
Depois usa o balde, que havia sido seu bebedouro,
como uma banheira jacuzzi para se refrescar!... Fofo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário