terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

À Terra Sagrada...

Encontrei isso no Facebook compartilhado por uma amiga da página de outra amiga... E achei simplesmente bárbaro! Depois de um 2015 onde vimos a cidade histórica de Mariana em Minas Gerais ser devastada por pura irresponsabilidade e cobiça, e ainda ver sua tragédia ser usada para pedir mais dinheiro que será desviado pela corrupção ululante que toma conta de nosso país...! 
Achar este texto me fez refletir sobre o fato de que nos falta mesmo é uma conexão mas sacra com a Terra. Os povos que hoje chamamos de primitivos aprenderam a sobreviver da natureza sem destruí-la porque a viam como sagrada, e viam a si mesmos como parte dela. Hoje num tempo e num mundo em que nada mais é sagrado, e em que usufruir as coisas é mais importante do que conhecê-las e preservá-las, faz-se urgente que nos conscientizemos como sendo parte da Terra, e de nos lembrar de que ela é sagrada sim, porque é a origem e a força mantenedora da vida! Leiam! Reflitam! Compartilhem!


"Não, quanto mais velha eu fico mais eu acho que acertei. Depois, temos sete bilhões de pessoas no mundo e um bilhão e duzentos milhões no perrengue. Eu tenho muitos deuses, sou politeísta. Tem uma frase do Álvaro de Campos que eu acho que foi feita pra mim: ergo em cada canto de minha alma um altar a um deus diferente. Eu vejo que as pessoas tem uma ideia muito de gente de deus. “Deus é fiel”. Fiel? Fiel é um adjetivo que fizeram pra gente, deus não cabe em um adjetivo que fizeram pra gente. Vai se foder, deus é fiel! “Deus é bom”. Não cabe. Não é. Deus é tsunami. Deus é geleira despencando, Deus é tempestade de neve, Deus é tempestade de areia. As religiões nos atrapalharam muito. O que essas religiões fizeram? Fora o budismo. O cristianismo, eu adoro Cristo, mas Cristo só trata do homem. E a floresta, que é nossa irmã? E a pedra, que é nossa irmã? E o cavalo? E o rato? E o vírus da Aids? E o Tubarão? São todos nossos irmãos. Então, na realidade, o que nós fizemos? Botamos um monte de coisa pro homem fazer e esquecemos do tempo em que a terra era sagrada. No tempo em que a floresta era sagrada, você pedia licença para tirar uma folha. Nos tempos em que o mar era sagrado, para os gregos era Poseidon, para os romanos Netuno, para os africanos Iemanjá, você não poluía o mar, né? No tempo em que o raio era sagrado, para os africanos Iansã, o trovão, Xangô, na hora em que a deusa raia e o deus trovão se encontram, tem a trepada do céu com a terra! E aí tem o orgasmo, que é a chuva, e a terra germina. Isso é sagrado! Agora nós… No sábado não pode fazer isso, porque segunda não sei o quê! Meu deus do céu! Esquecemos a mãe natureza! E essa profanação, gente?" 


Elke Maravilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário