sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A consciência de bem estar animal, esta tomando um bom rumo


Esta publicação foi do Jornal do Comércio, onde na cidade de São Sebastião do Caí, interior do Rio Grande do Sul - Brasil, o Ministério Público estabeleceu que o município terá que ter um centro para o tratamento de animais abandonados. Como adorei a notícia, divido com vocês. Um grande abraço, e leiam a notícia, vale a pena!
Abraços.


Município tem obrigação de resolver situação de animais abandonados

Declaração Universal dos Direitos dos Animais diz que abandono é cruel e degradante

JOÃO MATTOS/JC


São Sebastião do Caí deverá construir centro para acolher bichos que não têm um lar
São Sebastião do Caí deverá construir centro para acolher bichos que não têm um lar
A tutela da saúde e do meio ambiente está no âmbito de competência do município, na forma dos artigos 23, inciso II e VI; e 30, inciso I, da Constituição da República. Assim, se o ente se omite, o Poder Judiciário pode estabelecer medidas que levem ao cumprimento dos seus deveres. O entendimento levou a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a manter, no mérito, sentença que determinou ao município de São Sebastião do Caí construir um centro para acolher e tratar animais abandonados.
Após ser condenada na Ação Civil Pública movida pelo Mistério Público, a administração alegou, na apelação em reexame necessário, que não tem como cumprir a obrigação diante da falta de projeto técnico e de dotação orçamentária. Ainda teme que a decisão judicial acabará por retirar ou reduzir a verba destinada à saúde da população.
A relatora do recurso, desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, ponderou que o direito à saúde e ao meio ambiente equilibrado implica no reconhecimento de deveres por parte do Poder Público, que deve adotar políticas e práticas públicas voltadas à promoção destes direitos fundamentais. “O argumento defensivo pautado na reserva do possível, ou seja, nas limitações de ordem orçamentária para a implementação de determinadas políticas públicas, não é absoluto no caso em tela”, disse no acórdão.
Ela lembrou que, no plano internacional, o Brasil é signatário da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em janeiro de 1978. O documento diz, em seu artigo 6º, letra b, que o abandono de um animal é ato cruel e degradante. No âmbito interno, a Constituição (artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII) diz que o Poder Público tem o dever de proteger a fauna e a flora, “sendo vedadas as práticas que provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade”.
Mantido o mérito da sentença, a relatora deu provimento ao recurso para estender de 60 para 150 dias o prazo para elaboração dos programas e projetos definidos em sentença. Além disso, a dotação de valores específicos para a implementação e manutenção dos projetos deve ser incluída na Lei Orçamentária Anual de 2015 no mesmo prazo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Tigres - De 100 mil para Apenas 3,2 mil em Menos de um Século!




Tigre Siberiano, o Imperador entre os tigres.


Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), existem apenas 3,2 mil tigres livres no mundo todo, Um século atrás esse número era em torno de 100 mil. Se isso continuar, a WWF afirma que os tigres podem ser extintos, por causa da falta de políticas de conservação.






Outro tigre siberiano, agora na cor branca.
Uma rara e magnífica coloração!

Os felinos são mortos, muitas vezes por causa de sua pele, e também são usados partes de seu corpo para fabricação de remédios que estão na medicina popular da Ásia.




Tigre dourado – um tigre com uma variação de cor extremamente rara, causada pela ação
de um gene recessivo que atualmente é encontrado apenas em tigres em cativeiro.
Assim como o tigre branco, o tigre dourado se trata de uma variação de cor 

e não de uma espécie diferente.


O WWF considera que ainda é possível salvar o animal, já que o Grande Mekong conta com numerosas zonas protegidas para tigres, uma área acumulada de 540 mil quilômetros quadrados, superior ao tamanho da França.

Dentre todos os grandes felinos, o tigre é o que mais aprecia a água.

“Esta região tem um potencial enorme para aumentar o número de tigres, mas isso só vai acontecer se houver uma coordenação de esforços entre os países, algo que não foi feito até agora, para proteger os tigres e seu habitat”, destacou Cox.

Para reverter isso tudo, a WWF quer duplicar o número de tigres livres até 2022.

Fonte: Climatologia Geográfica 



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Adoção!

Pessoal, esta é a nossa colaboração com nossos amiguinhos de quatro patas. Este baby esta para doação, e encontra-se na rua, e sempre haverá alguém precisando de um grande amigo. Espero que ele encontre alguém, que queira ser amado e  possa amá-lo muito, agradecida !


# PORTO ALEGRE / RS # DE QUEM É ESSE LINDÃO???? #
Contato: Dayene, (51) 8112-5612
## Também precisa de lar temporário, pois está na rua!!!!!! ##
É dócil, meigo e muito querido. ‪#‎AjudaCompartilhando‬!!!!!!!!!!!
Dayene Ribeiro adicionou 2 novas fotos.
r, me ajudem a encontrar um lugar onde ele possa ficar! Não sei até que horas deixarão ele aqui na frente, pedi para me avisarem antes de tirar. Por favor me ajudem! Meu cel 51 8112-5612! Me ajudem a com

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Os Animais mais Raros do Mundo


Olá pessoal, achei essa informação tão impressionante quanto triste. Esta lista de lindos animais constata que cada vez menos eles estão entre nós. A fonte consultada é um blog cujo link está no fim deste texto, mas tomei a liberdade de acrescentar algumas informações adicionais! Maravilhem-se com a beleza dessas espécies e troquem a tristeza pela mobilização. Vamos descobrir um meio de ajudar a evitar isso!

Leopardo-de-Amur




O Leopardo-de-Amur pode ser encontrado na região de Primorye, na Rússia, e é uma rara subespécie de leopardo. Um censo realizado em 2007 datou entre 16 e 20 adultos e 5 a 6 filhotes. Está criticamente ameaçado de extinção pela International Union for Conservation of Nature (IUCN). Possui pernas mais grossas e pelos mais densos que os outros leopardos. Provavelmente para sobreviver aos climas extremos da Sibéria. É a espécie mais setentrional de leopardos no mundo todo! 

Rinoceronte-de-Sumatra



O rinoceronte-de-Sumatra está em perigo de extinção, com uma população estimada em menos de 275 indivíduos. O risco de extinção está fortemente relacionado ao comércio ilegal de seus chifres. É o menores da espécie e sua extinção está sendo forjada pelo alto valor do seus chifre dentro da medicina chinesa.

Gorila



Esse primata vive nos bosques montanhosos das planícies do centro-oeste do continente africano.  Pesquisas desde a década de 1980 sugerem que a caça comercial e surtos do vírus Ebola, como o deste ano, estão por trás de números decadentes da espécie na África. A carne do gorila, bem como a de outros macacos, é consumida pelos habitantes da África central.

Rato Pigmeu Australiano




Este é  o único mamífero australiano que vive em ambientes alpinos. Sua população vem diminuindo severamente devido à fragmentação e destruição de seu habitat, por causa da construção de resorts e estações de esqui, principalmente.

Crocodilo Filipino




Este é um crocodilo de água doce relativamente pequeno, raramente ultrapassando 2,7 metros. É um réptil que habita lagos, lagoas, pântanos e outros corpos de água doce. Porém, seu habitat vem sendo convertido em plantações de arroz. Além disso, é alvo de pesca e de caça destrutiva, que usa dinamites como método para captura.

Íbis Eremita



Esta ave pensava-se estar extinta, até ser redescoberta no deserto sírio perto de Palmyra, em 2002, e também na região ocidental do Marrocos, no Parque Nacional de Souss-Massa e na região oriental da Turquia. As principais ameaças à esta espécie são a caça e o declínio de seu habitat.

Rã de Morelet



Esta rã pertence a uma das espécie das quais os cientistas preveem o declínio de mais de 80% nos próximos 10 anos. É uma espécie nativa do México e em algumas partes da América do Sul e é ameaçada, principalmente, pela destruição de seu habitat e por doenças causadas por infecção fúngica.


Antílope Branco (ou Óryx da Arábia)



Cientistas estimam que existem cerca de 300 indivíduos na vida selvagem criticamente *ameaçados. Sua população diminui expressivamente devido à caça, pressão antrópica por parte do turismo. Hoje em dia é encontrado somente em Niger, na África. [National Geographic].

*Sobre esse dado colhi mais recentemente informações de que haviam progredido para mil espécimes, o que daria uma alento à espécie quanto às suas chances de sobrevivência.


Fonte: Blogblux